Fundada no Rio de Janeiro em 2004, a ViC nasceu há 1 com a missão de oferecer moda atemporal e minimalista. O que começou no coração da cidade conquistou o mercado digital e hoje tem sua sede principal no sofisticado bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo.
Aproveitando as tendências dos últimos anos de moda sustentável, a empresa desenhou um novo planejamento estratégico em 2022 e passou a apostar na agenda sustentável como um diferencial competitivo. De lá pra cá a marca se consolidou como um ícone de consumo consciente, destacando-se nacional e internacionalmente por aliar estilo, qualidade e sustentabilidade.
Em 2024, a ViC viveu um divisor de águas, com um crescimento de 300% no faturamento e na base de clientes. Nas redes sociais, a marca também se destaca, multiplicando sua comunidade de seguidores engajados. “Nossa aposta deu certo. Focamos em um público que quer consumir moda, mas com consciência. A mulher continua querendo estar linda, é da essência da beleza feminina, mas passamos a nos conscientizar sobre os hábitos de consumo e como podemos ajudar o planeta. Nosso propósito é vestir o corpo e a mente das nossas clientes, com roupa e conteúdo sustentável, partilhando o compromisso de um mundo mais e equilibrado. A moda tem um papel importante nessa agenda das mudanças climáticas. Precisamos ser parte da solução”.
No ano que o Brasil se prepara para receber a COP30, a Conferência Global de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, a ViC deu mais um passo importante em seu compromisso com a agenda ambiental. A empresa realizou o inventário completo de emissões de toda a sua operação e neutralizou totalmente sua pegada de carbono, atendendo aos mais altos padrões internacionais, como VERRA, VCS e GHG Protocol apoiando projetos de conservação e impactos sociais positivos na Amazônia. “A agenda climática é uma jornada de aprendizado e melhoria contínua. Estamos evoluindo e aprendendo dia a dia”, afirma Nath Galindo, fundadora da ViC. “Estamos felizes em dar esse passo, pois acreditamos que a conscientização é o primeiro passo para grandes transformações. Essa é uma responsabilidade da nossa geração”
Com uma abordagem de atemporalidade e consumo consciente, a ViC desenvolveu um modelo de negócios que vai além de vender roupas: é uma marca que inspira seus consumidores a optarem por produtos de alta qualidade com responsabilidade social e ambiental. “Nosso propósito é criar peças que dialoguem com a sustentabilidade e contém uma história de cuidado com o planeta e com as pessoas. Gosto de pensar que, a cada coleção, as peças se complementam e, por serem atemporais, não são descartadas ou esquecidas. O minimalismo elegante dos nossos produtos permite combinações infinitas e ocasiões variadas. Mais do que isso, os looks refletem a história única de cada cliente”, ressalta Nath.
A expansão da ViC também trouxe impactos internos positivos. O crescimento expressivo demandou o aumento no número de colaboradores e fortaleceu uma equipe engajada e alinhada aos valores da empresa. “Hoje, a moda responsável é nossa maior aliada para atrair clientes que buscam produtos que traduzam seus valores e estilos de vida”, destaca Nath Galindo.
Pioneira em iniciativas voltadas para um futuro sustentável, a ViC vai além da neutralização de emissões. A empresa investe em programas de reciclagem em dobro, por meio do selo Eu Reciclo, e incentiva práticas de economia circular. Como diferencial, cada compra acompanha um cartão plantável com sementes variadas, incentivando as clientes a cultivarem hortas caseiras. “Todos os meses as sementes mudam, trazendo uma surpresa e um incentivo a novas práticas sustentáveis”, explica Nath.
Com uma visão clara e propósito bem definido, a ViC segue transformando o mercado da moda brasileira. “A sustentabilidade é um dos nossos pilares, e buscamos ser melhores a cada dia. Esse compromisso com o planeta e com as pessoas é o que nos move”, conclui Nath.